quinta-feira, 18 de junho de 2009

28 de abril: Primeira oficina da TP 3: unidades 9 e 10.

Os professores iniciaram apresentando as atividades que desenvolveram em sala de aula: a grande maioria optou pela biografia, seguindo o que a proposta sugeria ou enriquecendo-a com: biografias de ídolos dos alunos, de professores e funcionários da escola que foram anteriormente entrevistados, das mães (que aproveitaram e as presentearam com os textos no dia das mães). Houve dificuldade, segundo o relato de escrever deles mesmo, usando a 3º pessoa. A professora Maria Fátima trabalhou a identificação de gênero, proposta no AAA3 e a professora Judite com as fábulas, aproveitando toda uma reflexão sobre o trabalho, tema do TP3, já que havia a proximidade do dia do trabalho. Todos acharam o resultado das atividades muito boas.
Confesso que nesse dia estava bastante ansiosa, esqueci meu pendrive com o material que tinha preparado e fiquei tensa. Ainda assim, falei sobre os gêneros, suporte, domínio discursivo e importância dos gêneros no processo de ensino-aprendizagem. Houve a dúvida se a fala tem suporte e, se tem, qual é e, houve, também, um questionamento sobre gestos e Linguagem Brasileira de Sinais.
Os professores sentaram-se em grupos e formularam atividades com o poema de Manuel Bandeira e com a música. Muitas atividades interessantes foram formuladas, mas não houve tempo para a socialização. Marcamos nosso próximo encontro para 12 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário