quinta-feira, 18 de junho de 2009

Oficina do dia 9/6. TP4, unidades 15 e 16

Começamos com a socialização das atividades desenvolvidas em toda a TP4. As atividades relatadas foram bem diversificadas e com um ponto em comum: não lembro de nenhum cursista ter dito que os alunos não gostaram de fazer aquelas atividades, pelo contrário, os relatos foram de participação e empenho. Houve quem passeou com os estudantes pelo entorno da escola e relatou em cartazes a percepção de textos que encontraram; quem trabalhou com a cultura presente nas festas locais, quem trabalhou com o texto "Nossas cidades", quem mobilizou os alunos a pesquisarem assuntos de sua preferência e ainda a análise de "Cidadezinha Qualquer" de Drummond, ou seja, todas as propostas foram contempladas. Discutimos os questionamentos feitos a partir do texto: o que perguntar, como e para quê. E ainda a produção textual.
Optei por não realizar a atividade proposta no TP e entreguei a eles o texto "Educação ou pena de morte?" de Milton Gamez, publicado originalmente na revista Istoé em 21/02/2007, e pedi aos grupos para formularem perguntas que contemplem os objetivos descritos a seguir:
1. Uma pergunta que aborde clara e diretamente uma (s) informação (ões) apresentada(s) no texto;
2. Uma pergunta que exija do leitor uma busca mais cuidadosa, para a qual ele deve fazer algum tipo de inferência;
3. Uma pergunta que peça ao leitor uma resposta pessoal, baseada nos seus valores, sua percepção de mundo, da sociedade;
4. Uma pergunta que diga respeito ao gosto pessoal, a preferências e aversões.
5. Uma pergunta que leve o leitor a relacionar o texto a outros textos e/ou outros posicionamentos;
6. Uma pergunta que o leve a perceber o gênero do texto ou o portador (suporte);
7. Uma pergunta que o faça perceber efeitos que a pontuação pode conferir ao texto;
8. Uma pergunta que o faça perceber elementos coesivos no texto.
9. Uma pergunta que o leve a identificar o teor de cada parágrafo ou de determinados parágrafos.

Os professores-cursistas começaram a redigir, mas não conseguiram me entregar, então levaram para casa a tarefa de terminar e me mandar por e-mail para que eu possa projetar no próximo encontro e discutirmos se as perguntas são pertinentes, bem formuladas e, se, de fato, levam o aluno a compreender melhor o texto.

Um comentário:

  1. Nosso grupo não conseguiu concluir todas as questões no dia, mas ,foram questões bem interessantes que trouxeram uma dinâmica diferente ao curso. Tendo um envolvimento maior do grupo. Muito bom.

    ResponderExcluir