terça-feira, 25 de agosto de 2009

Oficina de 14 de julho

Essa foi nossa última oficina antes do recesso escolar, que fechou o primeiro ciclo do curso, com os TPs 3, 4 e 5 discutidos. As unidades bases para o encontro presencial foram as unidades 19, sobre coesão textual e 20, sobre as relações lógicas no texto. Discutimos a importância da coesão nos textos e, portanto, a percepção dos elementos coesivos pelos alunos. Revimos a coesão sequencial, a referencial e a progressiva que, juntamente à coerência, são responsáveis pela construção de sentidos nos textos. Vimos as questões lógicas dos textos (temporalidade, identidade) as pistas que garantem a textualidade, a negação como elemento que pode representar exclusão, rejeição, ou ainda, possibilidade de uma informação, um fato ou uma ideia.
Na parte de socialização das atividades, foi possível observar uma variedade grande de atividades:
As professoras Cristina, Dania e Elizangela trabalharam com a coesão do texto, através dos quebra-cabeças de imagens. Cristina aproveitou para trabalhar o verbo no texto e slogan, e Elizangela e Dania, a coesão através de pronomes. A cursista Dayane trabalhou com a lógica nas HQs: preenchimento de balões criando sequência lógica e criação de história em quadrinhos. A professora Elaine trabalhou com a desconstrução da coerência através de provérbios; Geosânia e Silmara trabalharam com o texto "Palavra" e com as ligações léxicas e emocionais possíveis através delas. Lucimar e Shirley trabalharam a construção da coerência com um texto fora de ordem. O único representante do sexo masculino, professor Getúlio, trabalhou com o planejamento na construção da coesão, coerência e sequência dos fatos no texto.
Discutimos o andamento dos projetos, o calendário para o segundo semestre e acessamos os blogs, pois alguns professores estavam com dificuldades ao fazê-lo.

2 comentários:

  1. Angelita!
    Vejo que as reflexões que você nos coloca são sempre bem vindas,e a socialização também, pois é possível perceber as várias formas de abordagem de um determinado assunto ou texto.Trabalhoso mas muito bom (principalmente o curso). Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Sim... A socialização das atividades feitas dá bons resultados, pois podemos ver outras metodologias para trabalhar determinado assunto...
    O curso é muito bom!
    Beijos

    ResponderExcluir