terça-feira, 18 de agosto de 2009

Oficina de 30/06 TP 5 Unidades 17 e 18

Iniciamos a oficina com a socialização das perguntas formuladas por mim e pelos cursistas a partir do texto "Educação ou Pena de Morte", houve questões muito bem estruturadas e pertinentes. Fizemos uma reflexão sobre a importância de perguntas bem formuladas, com objetivos diferentes para levar os alunos ao desenvolvimento de habilidades de leitura.
Após, houve a socialização e reflexão das atividades aplicadas da seção "Avançando na Prática": A professora Daniela trabalhou com o texto "Este admirável mundo louco" de Ruth Rocha, bem como características das produções da autora. Depois, leu com os alunos o texto "Camping", explicou o gênero "diário" e solicitou a continuação do texto. Segundo ela, os meninos tiveram mais dificuldades, justamente por não terem o hábito de escrever diários. Apesar disso, as produções ficaram muito boas. O cursista Getulio trabalhou coesão textual a partir do texto "Nossas cidades", entregando-o aos alunos, com os parágrafos fora de ordem, para que eles percebessem a sequência lógica dos mesmos. Apesar da maioria não ter colocado na ordem inicial, relatou o professor, os textos ficaram compreensíveis e ele relatou a importância da sequenciação textual. Em seguida, foi trabalhado o glossário nos sentidos conotativo e denotativo, como ampliação de vocabulário. Para fechar, Getúlio promoveu uma discussão frutífera sobre as cidades brasileiras, comparando-as com Jaraguá do Sul.
As cursistas Silmara e Geosânia aplicaram a mesma atividade em um 9º e um 7° ano, respectivamente. Silmara relatou dificuldades de compreensão e entendimento dos alunos e Geosânia, ao contrário, surpreendeu-se com o envolvimento e produção da turma.
A cursista Dayane trabalhou com uma turma de 8ª série, a proposta de narrativa sobre o cotidiano dos alunos. Após a oralidade informal em sala, ela os levou ao pátio da escola, reunindo-os em pequenos grupos que deveriam contar algo que considerassem importante ou curioso. Ao voltar à sala, foram solicitados a escrever os temas que surgiram. A partir daí, em outras aulas, a professora deu continuidade ao trabalho que resultou em narrativas de acontecimentos que os marcaram. Muitos pontos positivos foram apontados pelos alunos na avaliação do trabalho que teve ótimos resultados. A professora Elizangela que aplicou a mesma proposta, constatou, a partir de reclamações, que os alunos daquele 9º ano não gostam de escrever, mas, após muitas conversas e trocas de ideias, todos os alunos se envolveram e produziram.
A professora Maria Fátima aproveitou o "Dia da Ecologia" para refletir sobre o termo ecologia . A partir de uma imagem publicada em um jornal local, ela leu o texto "Sempre em boa companhia" de Raquel V. Marques e Maria A. S. Alves. Após a reflexão sobre o texto e a relação da personagem "Chauá", um papagaio, com a imagem anteriormente apresentada, foi discutida a
questão da extinção de animais e os alunos produziram um cartão-postal, gênero previamente explicado pela professora.
A cursista Shirley e a cursista Lucimar apresentaram aos alunos o excerto do texto "Camping", explicaram as características do gênero "diário" e solicitaram-lhes a produção de uma página de diário. Na avaliação, Shirley considerou que a atividade foi relevante, pois exigiu dos alunos reflexão, concentração e seleção de informações pertinentes à escrita. Voluntários leram suas produções, compartilhando-as com colegas e professora; Lucimar disse ter sido importante conhecer um pouco mais sobre o presente e passado dos alunos e com a discussão sobre acontecimentos marcantes para eles.
Cristina, igualmente, trabalhou a continuação do diário. Os alunos atribuíram-lhe sequência lógica e desfecho. Alguns conseguiram perceber a ironia presente na não percepção explícita da locutora do devastamento e destruição do meio-ambiente e outros, não. Sugeri-lhe que apresentasse o texto completo e discutisse com eles essa questão.
A professora Dânia partiu do texto "Esse admirável mundo louco" para trabalhar várias obras de Ruth Rocha, bem como procedimentos de leitura, enfatizando a oralidade, em um trabalho bem interessante.
Após as explanações, lemos um texto sobre estilística e coerência, refletimos sobre as escolhas conscientes - estilo - e sobre o sentido do texto - coerência. Li frases sem coerência e, por isso, muito engraçadas, para podermos analisar a falta de coerência pela repetição, pela falta de progressão do texto, pela contradição e pela falta de relação. Marcamos o próximo encontro, dia 7 de Julho, uma oficina extra sobre o uso do jornal em sala de aula, com a participação de Kelly Rosa, supervisora pedagógica do jornal AN ( A Notícia).

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