terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sessão coletiva de 11/08 (TP 1, unidades 1 e 2)

Nesse primeiro encontro que marca a segunda parte do curso Gestar, os professores foram recepcionados com um cartão marcador de páginas e com um CD ROM com os TPs e AAAs digitalizados para facilitar a busca e uso com os alunos, dos materiais do curso.
No início, refletimos sobre os relatórios da primeira parte do curso e entreguei a eles uma folha com os questionamentos e cobranças da formadora da UNB, Tamar, sobre o caráter de ação/reflexão/ação que o trabalho em sala deve ter, especialmente a partir do curso. Assim, falamos sobre os critérios com que as atividades foram selecionadas, os temas, os gêneros contemplados, como foi aplicada a atividade, que facilidades ou dificuldades enfrentou, quais problemas ficaram mais evidentes nas produções, se foram resolvidos, que intervenções foram feitas a partir disso, se houve reestruturação ou reescrita... Enfim, vários itens que procuram tornar mais claros e específicos o trabalho e os resultados obtidos com ele.
Em seguida, falamos sobre o andamento dos projetos e sobre a necessidade de atualização dos blogues.
Discutimos sobre as duas oficinas extras do dia 15 de setembro sobre gêneros literários com a autora Cristina Marques e comigo, quando os cursistas do Gestar irão socializar cada um, uma atividade do "Avançando na prática" para os demais professores da rede municipal, entre outros assuntos.
Após uma parada para um gostoso cafezinho e lanchinho (pois, afinal, ninguém é de ferro), discutimos sobre as variantes linguísticas, assunto das duas unidades em questão: norma, dialeto (regional, etário, sociocultural, de gênero e profissionais) , idioleto, registro (formal, informal, status, tecnicidade, norma, cortesia), texto literário e a infração consciente de regras (estilística) e a escrita como modalidade artificial da língua.
Por fim, em grupos, distribuí algumas questões (de um total de 40), para relembrarmos e retomarmos conceitos vistos nos TPs 3, 4, 5 e na primeira metade do TP 1.
Foi uma noite bem produtiva!

Um comentário:

  1. Olá!
    Como já comentamos, o GESTAR é bem trabalhoso, porém muito gratificante... Todo encontro aprendemos mais!
    E já estamos na reta final praticamente... Como passou rápido...
    Agora só falta o projeto...hehehe...

    Beijos

    ResponderExcluir