terça-feira, 29 de setembro de 2009

Encontro presencial de 25/08 (unidades 3 e 4 do TP 1)

Iniciamos com a socialização das atividades da seção "Avançando na prática" das duas primeiras unidades do TP 1. Após, discutimos o assunto das duas últimas unidades desse TP: texto e intertextualidade.
Para iniciar, trouxe um recorte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998, p.23) sobre a utilização de textos como base do trabalho nas aulas de Língua Portuguesa:

"A importância e o valor dos usos da linguagem são determinados historicamente segundo as demandas sociais de cada momento. Atualmente, exigem-se níveis de leitura e de escrita diferentes dos que satisfizeram as demandas sociais até há bem pouco tempo - e tudo indica que essa exigência tende a ser crescente. A necessidade de atender a essa demanda obriga à revisão substantiva dos métodos de ensino e à constituição de práticas que possibilitem ao aluno ampliar sua competência discursiva na interlocução. Nessa perspectiva, não é possível tomar como unidades básicas do processo de ensino as que decorrem de uma análise de estratos – letras/fonemas, sílabas, palavras, sintagmas, frases – que, descontextualizados, são normalmente tomados como exemplo de estudo gramatical e pouco têm a ver com a competência discursiva. Dentro desse marco, a unidade básica do ensino só pode ser o texto."

Discutimos sobre o conceito de texto, pacto de leitura e intertextualidade: paródia, pastiche, paráfrase, citação, referência, epígrafe e alusão e sobre o ponto de vista, que é o lugar ou o ângulo de onde cada interlocutor participa do processo de interação.
Dando continuidade, falei sobre as visitas que serão feitas a cada cursista em sua escola, em aulas que estejam sendo desenvolvidas atividades do curso.
Novamente discutimos a necessidade de atualizar e visitar os blogs, bem como postar comentários nos blogs dos colegas. Para o mês de agosto, foi solicitada, como postagem, uma atividade desenvolvida no Gestar, preferencialmente com produções e fotos dos alunos.
Para o projeto, solicitei que entre as referências bibliográficas estejam os Parâmetros Curriculares Nacionais e o material do Gestar II.
Fizemos a avaliação da oficina e levantamos as expectativas para o estudo do próximo TP: processos de escrita.

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