terça-feira, 29 de setembro de 2009

Sessão coletiva de 08/09 (Unidades 5 e 6 do TP2)

Nessa sessão, iniciamos com a apresentação das atividades desenvolvidas com os alunos. O professor Getúlio aplicou a atividade da página 51, a troca dos bilhetes com os alunos para discussão sobre frase, oração e período. Além disso, os alunos construíram histórias em quadrinhos. A professora Dania trabalhou com a questão da pontuação e entonação. A professora Elaine trabalhou a questão da leitura da imagem com ilusão de óptica, atividade desenvolvida também pela cursista Cristina que procurou trabalhar a dificuldade dos alunos em olhar as particularidades e não somente o todo. Elizângela trabalhou com produção de texto coletivo a partir de leitura de imagem e as professoras Judite e Daniela trabalharam com provérbios, realizando uma atividade de intertextualidade com a música Bom conselho de Chico Buarque de Hollanda e com as explicações de alguns provérbios no Guia dos Curiosos de Marcelo Duarte.
A cursista Maria Fátima trabalhou a atividade do AAA da página 41, sobre a entonação e o sentido da frase. As cursistas Elisa, Lucimar e Shirley não conseguiram terminar as atividades por questões de organização das escolas e irão apresentá-las em outro encontro. Devido às fortes chuvas e ventos na noite anterior e durante o dia do encontro (que causou muitos estragos na cidade e região), tivemos poucos cursistas presentes na oficina.
Após a socialização das atividades, discutimos as questões referentes à análise linguística, aos tipos de gramática e o estudo delas: normativa e o estudo preditivo, a gramática descritiva e o estudo reflexivo e a gramática internalizada e o estudo produtivo da língua. Discutimos a importância de trabalhar a própria linguagem do aluno, seja em produções orais ou escritas, para levá-los à percepção de outras possíveis enunciações e que a língua, por ser um sistema aberto, permite várias possibilidades (variedades) adequadas ou não a cada situação comunicativa. É nosso papel aproximá-lo da norma padrão - a variedade culta - não para negar sua variedade, mas para ter acesso a documentos oficiais e poder utilizá-la sempre que necessário.
Fizemos a avaliação da oficina e anunciamos os próximos assuntos: A frase e sua organização e Linguagem figurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário