terça-feira, 20 de outubro de 2009

Oficinas extras 15/09

Nessas duas oficinas de 4 horas cada, tivemos dois momentos distintos. Na parte da manhã iniciamos com a socialização de uma atividade desenvolvida por cada um dos cursistas do Gestar, bem como um breve relato sobre as questões teóricas que levaram àquela determinada prática. Os relatos foram feitos porque, nesse momento, estavam reunidos todos os professores de Língua Portuguesa da rede municipal e a intenção era justamente mostrar a importância das atividades e das discussões teóricas que o curso propicia, uma vez que pretendemos oferecê-lo novamente em 2010, e para tanto já recebemos do MEC mais 30 conjuntos de materiais do Gestar
Após a socialização, fizemos uma discussão sobre os três tipos de ensino de gramática: o ensino prescritivo, o ensino descritivo e o ensino reflexivo. Citamos Magda Soares, pois ela propõe que o ensino de gramática seja basicamente voltado para uma gramática de uso e uma gramática reflexiva, tendo em mente sempre a interação específica de comunicação, lembrando que a comunicação se dá por texto e não por palavras isoladas.
Assim, defendemos que uma proposta para um ensino reflexivo de gramática, consista em:
Perguntar quais seriam as alternativas de recursos linguísticos a serem utilizados; Comparar os efeitos de sentido que podem produzir em cada situação comunicativa; Comparar os efeitos de sentido que um recurso, ou diferentes recursos, podem produzir em diferentes situações de interação comunicativa.
Pretendíamos ainda trabalhar com a organização final de uma prova, que foi iniciada na oficina extra de julho, cujo assunto era a Prova Brasil. Naquele encontro, além de estudarmos e analisarmos os descritores, o grupo trabalhou em cima de uma prova diagnóstica das habilidades de leitura, baseada na Prova Brasil, para os sétimos anos, com o intuito de trabalhar com os descritores da prova. For falta de tempo, no entanto, essa organização ficará para um outro momento.
Na parte da tarde, a jornalista e escritora Sônia Pillon apresentou seu livro de crônicas baseadas em histórias ocorridas com personagens reais e fictícios de Jaraguá do Sul : “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul”.
Em um segundo momento, participamos de uma Oficina de Leitura com as autoras Cristina Marques e Tânia, do Instituto Evoluir. As autoras sensibilizaram os professores para o trabalho com literatura em sala de aula e apresentaram algumas sugestões de atividades e estratégias através das quais pode-se explorar, de forma lúdica e atrativa, as características dos gêneros literários, bem como realizar a leitura individual e compartilhada de obras dos mais diversos gêneros.
Houve também a apresentação do Projeto Troque Lixo por Livro e a apresentação dos livros que são distribuídos aos alunos nas unidades escolares em que o projeto é implantado, visto que, no próximo ano letivo, o projeto será lançado na rede municipal de ensino.
A avaliação do encontro foi bastante positiva, pois os professores a consideraram muito produtiva.

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