quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Sessão coletiva de 20/10 TP 6 unidades 23 e 24

Essa foi a nossa última sessão coletiva para discussão dos TPs e socialização das atividades. Os sentimentos são ambíguos: alívio por estarmos terminando e certeza da falta que sentiremos das nossas socializações.
Nesse encontro, discutimos a importância da revisão e edição, considerando o fato de que os escritores iniciantes seriam aqueles que se preocupam sempre com o próximo item a ser desenvolvido, como se estivessem conversando com o seu interlocutor. Assim, o texto é escrito utilizando estratégias ingênuas, para descrever e contar o que pensa ser importante para terminar a redação. Não há ainda uma concentração na produção de significados próprios dos processos comunicativos escritos.
Portanto, para transformar a escrita do aluno, é importante que as aulas de Português contemplem as práticas de leitura e escrita que oportunizem a construção do conhecimento do uso e das funções da escrita. A escola é o lugar da reflexão e da transformação dessas práticas que devem ser planejadas em uma sequência de leitura e escrita, buscando desenvolver a “voz” dos alunos.
É importante refletir sobre o planejamento, sobre o diálogo com o leitor, que é, afinal, o texto na modalidade escrita, sobre a importância da revisão, das versões, do distanciamento do texto, das frases avaliativas e diretivas e acerca da edição que é um último olhar, para que o texto seja considerado (mesmo que provisoriamente) pronto.
A reflexão seguinte foi sobre a literatura para adolescentes. Discutimos as informações do TP: as crianças leem, a família é fator importantíssimo na construção de leitores, a dita literatura para adolescentes é ainda muito restrita, apesar de ser um filão econômico.
Discutimos que cabe à escola a aproximação entre os alunos e a boa literatura e a leitura de livros mais longos.
Analisamos as afirmações sobre os assuntos que mais atraem os adolescentes, como o seu próprio mundo, com as complicadas relações familiares, os primeiros namoros, as ansiedades e inseguranças próprios da idade. Também atraem os adolescentes as narrações com feitos heróicos, a ficção científica, os problemas sociais, as injustiças, preconceitos e, por outro lado, o humor igualmente atrai esse leitor específico.
Em grupos, os professores fizeram uma sequência de atividades e sugestões de títulos de leituras literárias que serão postadas em seus blogs.
A apresentação dos projetos ficou marcada para dia 12/11/2009, pois o último encontro de formadores seria nos dias 19 e 20 de novembro, agora adiado sem data fixa.

Um comentário:

  1. Olá
    Realmente Angelita cabe a escola aproximar o aluno da leitura e criar nele o preço e gosto pela mesma.Ao professor de língua portuguesa cabe ser o incentivador para que este aluno não se desestimule a seguir o caminho da tão fascinante literatura.
    Beijos

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